0
Total:R$0,00

“Meu prezado alienígena camarada”

Belo Horizonte, 03 de março de 2020

Caro Uc,

Depois do que me contou, “meu prezado alienígena camarada”. Ainda estou decodificando sua última carta, mas me espantou muito você não ser humano. Não sabia que vocês aliens estavam na Terra. Mas é claro, esse Universo não poderia ser só nosso.

Vou te contar um pouco sobre a vida no nosso planeta Terra. Começando pela geografia, temos 6 continentes, sendo que um deles é congelado e sem muita vida humana ( somente cientistas), seria o chamado continente “puro”. Os outros continentes estão cheios de humanos, muitos deles não são honestos e nem pacíficos… Já que falamos nos humanos, vamos entrar na seção habitantes. Nós humanos colonizamos toda a Terra para fins lucrativos, dominamos os animais, o clima, a natureza, tudo para nosso benefício. No final, somos seres egoístas. Nosso cotidiano é assim: acordamos, comemos, estudamos, comemos, estudamos, divertimos, comemos e dormimos. Parece monótono e engordativo, mas não é! Falando de política, dividimos o mundo em países. Isso é, os países são divisões territoriais imaginárias que dentro do seu limite moram um povo, que é regido pela mesma lei e um mesmo governante. O problema do mundo são esses governantes, eles só pensam em si mesmo e no seu poder! A maioria das guerras desse mundo foram causadas por eles e sua ganância.

Vou te dizer uma coisa, falando de humanos. Nós estamos melhorando, por assim dizer, já que há tempos atrás os humanos faziam coisas muito piores. Há mais ou menos 2.000 anos atrás, escravizávamos as pessoas para o trabalho e também para diversão de muitos, jogávamos esses escravos em arenas para duelarem com animais ou entre si. Criávamos guerras centenárias apenas para expandir territórios e dizimávamos milhares de pessoas com essas expansões. Matávamos pessoas somente por terem crenças religiosas ou traços físicos diferentes, e essa morte era terrível, queimávamos essas pobres almas nas fogueiras, e ainda pior, havia uma grande plateia assistindo e aplaudindo esta carnificina. Destruíamos culturas, construções, livros e conhecimento quando um conquistador tomava um território de um dominado. E por aí os anos passaram e fomos melhorando… esses humanos que tudo podiam fazer, sem ninguém para contestar, chamados por nós de reis ou imperadores, foram substituídos por repúblicas. Nas repúblicas tudo é votado, existem discussões para definir o que um país pode ou não fazer, por isso elas são tão funcionais e justas. Ou seja, hoje somos melhores do que já fomos. Mas ainda temos vários problemas, por exemplo, há mais ou menos 80 anos atrás, fizemos a segunda guerra mundial. Onde um homem, com uma ideia absurda, convenceu um país inteiro a dizimar um povo. Foram seis milhões de pessoas mortas no holocausto. Motivo: nenhum! Hoje em dia, estamos um pouco melhores. Além de termos as repúblicas criamos a ONU, a Organização das Nações Unidas. Com a sua criação os países se reúnem para discutir sobre os problemas de uma forma conjunta e não egoísta. Não é o que é melhor para um único país, e sim o que é melhor para todos.

Então, caro Uc, acho que estamos melhorando… Mas ainda temos muitos problemas. Temos milhares de humanos que passam fome, não têm o que comer. Alguns países ainda fazem guerras entre si, e a ONU não consegue impedir. Somos tantos humanos, que acabamos desmatando as florestas e matando os animais para conseguirmos sobreviver bem. Produzimos tanto lixo que não temos o que fazer com ele e jogamos nos rios, nos mares, e no solo. Também existem pessoas que moram na rua, não têm casa, imagina você deitado no chão frio, sem nada para se cobrir, morando debaixo de uma caixa de papelão? Essa é a vida de muitas pessoas por aqui… Tudo isso concorre para que as doenças proliferem. Já tivemos dengue, zika, ebola, sarampo e agora o coronavírus que chegou para nos assustar e muitas vezes até matar.

Sabe, Uc, vendo tudo isso que te contei, fico pensando que todos os problemas que já tivemos e ainda temos, tem sua origem no poder que um ser humano quer ter. Precisávamos de uma fórmula que fizesse com que o ser humano não pensasse tanto em si, e mais nos outros. Afinal de contas, para quê tanto poder? A vida já é tão curta… deveríamos aproveitá-la da melhor forma possível. Será que você, que já conseguiu sair do seu planeta e chegar aqui na Terra, não teria nenhum conselho para nós humanos? Como é a vida no lugar de onde você veio? Vocês lutam entre si? Vocês são vaidosos, egoístas e corruptos como nós no passado, ou já passaram dessa fase? Ou quem sabe nunca tiveram esses sentimentos? E sobre o coronavírus, você teria alguma sugestão para curá-lo? Conto com sua ajuda para evoluirmos nossa raça humana.

Despeço-me do meu mais novo amigo, com carinho,

Ricardo

COMPARTILHE

Publicação anteriores

26/09/2022

Minha Terra

15/03/2022

Sempre na Tela

03/11/2021

Mãe